Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas em BH

No próximo final de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes

  • por em 29 de agosto de 2019

(Foto: divulgação/UFMG)

No próximo final de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. As atividades são gratuitas e têm classificações etárias diversas.

No sábado, 31 de agosto, os visitantes aprenderão a Língua de Sinais por meio de um jogo de tabuleiro, às 10h. De tarde, às 14h, a oficina 3, 2, 1… Lançar Foguete! fará os participantes simularem um programa espacial. Em seguida, às 17h, o Multiverso promoverá um espetáculo circense com a presença dos palhaços Mussarela e Smilinguido. Por fim, às 18h15, haverá um passeio interativo por uma exposição com objetivo de discutir o conceito de latência.

No domingo, 1º de setembro, as crianças serão convidadas a descobrir curiosidades sobre a exploração espacial em uma oficina, às 15h.

Confira os detalhes de cada uma delas:

Sábado com Libras – Trilha do Conhecimento de Libras

A atividade ensina a Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de um jogo de tabuleiro. A brincadeira é aberta a todos os públicos, surdos e ouvintes, e será conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A partir da trilha no tabuleiro, os participantes descobrem os sinais correspondentes às imagens. A classificação é livre. A atividade faz parte da programação de agosto do Sábado com Libras.

3, 2, 1… lançar foguete!

Na atividade 3, 2, 1… Lançar Foguete!, os visitantes vão construir seus próprios foguetes com garrafas pet. Em seguida, na Praça da Liberdade, irão lançá-los em direção ao céu. Podem participar pessoas acima de 8 anos.

Multiverso apresenta O Poeta do Riso

Os palhaços Mussarela e Smilinguido vão fazer a alegria da criançada no espetáculo O Poeta do Riso, atração do Multiverso de agosto. No sábado, às 17h, o espetáculo usa técnicas circenses para uma troca divertida com o público. A apresentação é da Cia. Teatro de Bolso de Belo Horizonte. A participação é livre.

Criado em 2010, O Poeta do Riso nasceu de um trabalho cênico experimental que pesquisou esquetes tradicionais do circo tendo como proposta inicial estabelecer uma troca cultural com as comunidades. O espetáculo já circulou por cidades mineiras como Dom Silvério, Raul Soares, Conselheiro Lafaiete e Itabirito, além de ter sido apresentado em projetos sociais e escolas de Belo Horizonte. 

Caminhos do Movimento: latência

É possível pensar em uma ordem cronológica para a energia e o movimento? Eles estão constantemente ligados e se desdobram em outros elementos. Promover uma reflexão sobre esse elo é a proposta do percurso Caminhos do Movimento: latência, que acontece no sábado, às 18h15.

Para refletir sobre o assunto, os visitantes irão buscar inspiração na atual exposição temporária do museu, uma parceria com a Petrobras. Em um passeio pela mostra Energia em Movimento, será possível explorar esses termos na companhia dos mediadores do museu.  A atividade tem duração prevista de uma hora e é voltada para maiores de 7 anos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção.

Um Dia de Astronauta

Os participantes da oficina Um dia de astronauta vão conhecer mais sobre a história e o funcionamento das missões espaciais, além de entender como é a vida de um astronauta. Em seguida, é hora de sentir na pele alguns treinos feitos por quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham 6 anos ou mais. Para participar, os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
620
Categorias:
Notícias