Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG no fim de semana

No próximo final de semana, dias 7 e 8 de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes

  • por em 6 de setembro de 2019

(Foto: divulgação/UFMG)

No próximo final de semana, dias 7 e 8 de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes.

No sábado, 7 de setembro, uma oficina promove conhecimentos de desenho através da Língua de Sinais, às 10h. De tarde, às 14h, uma atividade revela a influência da Astronomia na criação da bandeira do Brasil. Em seguida, às 18h15, ocorre um percurso pela exposição Energia em Movimento para abordar a relação entre saberes tradicional e científico.

No domingo, 8 de setembro, as crianças dão vida a super-heróis em um divertido jogo, às 15h. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de setembro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

Oficina de Iniciação ao Desenho em Libras


O Espaço do Conhecimento UFMG promove, no sábado, às 10h, a Oficina de Iniciação ao Desenho em Libras, voltada para quem se comunica por meio da Língua de Sinais. A proposta trará conceitos básicos como luz e sombra, observação e perspectiva. A atividade contará com a presença da atriz e intérprete Dinalva Andrade e será ministrada pelo artista surdo Jessé Barbosa. 
 
A oficina integra a programação do Setembro Azul, promovida pelo Espaço do Conhecimento UFMG. Ao longo de todo o mês, atividades sobre arte e cultura voltadas para todas as idades serão ofertadas gratuitamente no museu.

Astronomia da Bandeira

Há 196 anos, Dom Pedro I proclamava seu famoso grito do Ipiranga, tornando o Brasil um império independente de Portugal. Na passagem para a República, em 1889, o novo regime de governo adotou a bandeira oficial do país, que teve forte influência da Astronomia. Para mostrar como o céu inspirou os criadores do lábaro estrelado, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade Astronomia da Bandeira, que mostrará sua relação com os elementos celestes.

As estrelas da bandeira nacional refletem o céu visto do Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, dia da proclamação da República. Cada uma delas representa as unidades federativas: os 26 estados e o Distrito Federal. Na atividade, essa história será retomada, trazendo curiosidades sobre a concepção da bandeira. Astronomia da Bandeira acontece no feriado, 7 de setembro, às 14h. A classificação indicativa é livre. É necessário retirar uma senha na recepção.

Caminhos do movimento: ditos populares

Os ditos populares povoam nosso imaginário. “Uma andorinha só não faz verão”, “a curiosidade matou o gato”, “águas passadas não movem moinhos”. Essas e tantas outras expressões estão no nosso vocabulário do dia a dia, mas o que está por trás delas? O Espaço do Conhecimento mostrará a relação entre os saberes populares e a ciência em uma atividade no sábado, às 18h15.

O percurso acontece na exposição Energia em Movimento, uma parceria com a Petrobras. Na atividade Caminhos do movimento: ditos populares, os visitantes vão explorar provérbios em cada seção da mostra. Podem participar pessoas que tenham a partir de 7 anos. Os interessados em participar devem retirar uma senha na recepção do museu.

Fábrica de Superpoderes

Quem nunca se perguntou qual poder gostaria de ter? As crianças adoram fantasiar sobre isso, e o Espaço do Conhecimento UFMG preparou um jogo muito divertido para o domingo. Os super-heróis vão invadir o museu, às 15h, na atividade Fábrica de Superpoderes, que convida as crianças a darem asas à imaginação e criarem personagens com dons especiais. 

A garotada usará papéis coloridos, canetinhas, lápis e giz de cera para criar um jogo de cartas sobre os heróis e seus poderes. A atividade é voltada para maiores de 6 anos. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção do museu. A atividade tem duração de uma hora.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
577
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments