Ouro Preto receberá encontro da Unesco sobre educação

Programa de Escolas Associadas da UNESCO no Brasil realiza encontro nacional nos dias 11, 12 e 13, com a presença de convidados internacionais e grandes palestrantes

  • por em 9 de setembro de 2019

(Foto: freepik.com)

Nos dias 11, 12 e 13 de setembro, Ouro Preto se transformará em um importante palco de discussões e debates sobre a educação. Nesse período, será realizado na cidade o Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco.

“O objetivo do Encontro Nacional é proporcionar um ambiente de trocas entre os educadores da Rede PEA-Unesco, bem como promover a formação sobre os temas centrais de nosso trabalho, como a educação para o desenvolvimento sustentável, a cultura da paz, inovação e cidadania global”, explica Myriam Tricate, coordenadora nacional do PEA-Unesco.

O encontro vai contar com a participação de diversas escolas associadas ao programa, que vão relatar um pouco dos projetos desenvolvidos por elas. Uma delas é a escola mineira Escola Estadual Dom Velloso, que desenvolveu um projeto mostrando aos alunos como a produção de doces de Ouro Preto contribui para o patrimônio material da cidade.

O Colégio Poliedro, de São Paulo, vai contar um pouco sobre o uso da tecnologia para a inclusão de alunos com deficiência. Também haverá participação de escolas de Cabo Verde, Espanha, Japão, Moçambique e Portugal.

Além disso, estará presente a coordenadora internacional da Rede PEA-UNESCO, Sabine Detzel, que vai falar sobre a agenda global da educação 2030 e o papel das escolas associadas. Outro palestrante é o filósofo, historiador e psicólogo Daniel Munduruku, escritor pertencente a etnia indígena mundurucu e Doutor em Educação pela USP. Miguel Thompson abordará a inovação na formação dos professores para a educação no século XXI. Outros temas interessantes serão debatidos com outros especialistas ao longo do evento, como o trabalho e a liderança, a educação criativa e as fake news.

Sobre a Rede PEA-Unesco

Fundado mundialmente em 1953, a Rede PEA-Unesco é um programa de dimensão mundial que hoje reúne mais de 11 mil escolas distribuídas em 180 países. No Brasil, a rede alcançou neste ano o número de 569 instituições associadas, entre escolas públicas e privadas. Além disso, há escolas prisionais, quilombolas, indígenas e rurais. O Brasil tem a 2ª maior rede do mundo, atrás apenas do Japão. As escolas atuam a partir dos valores da Unesco, especialmente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e dos temas estratégicos, entre eles a Cultura da Paz.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1004
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments