Com o intuito de formar comunicadores comprometidos com a democratização e popularização científica, a UFMG abre inscrições para o curso de especialização Comunicação Pública da Ciência, a ser ofertada a partir de março de 2020. As inscrições podem ser realizadas de 15 a 25 de outubro, na página de Cursos e Eventos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). São oferecidas 40 vagas.
A formação é um lançamento do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, campus Pampulha, em parceria com a Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. A criação do curso conta com o apoio do Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada de fomento à pesquisa no país.
O processo seletivo será realizado até novembro. As aulas serão presenciais, ministradas às segundas-feiras, com disciplinas optativas às terças-feiras para quem tiver disponibilidade. Alguns módulos serão semipresenciais. O curso terá a duração de 18 meses, com carga horária de 360 horas.
O curso se propõe a colocar em interação áreas profissionais diversas e tem como público-alvo cientistas, comunicadores, jornalistas, educadores, gestores, estudantes e quaisquer interessados em conhecer os fundamentos, as técnicas, as teorias e as práticas inovadoras de divulgação científica.
Mais informações pela página da Amerek – termo escolhido pelo intuito do curso de promover aproximações, fagulhas e conexões entre pessoas e ciências diversas.
Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.