Curso na UFMG abordará sobre psicanálise e questões femininas

Curso é voltado para profissionais da área da saúde mental, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras, entre outros

  • por em 12 de fevereiro de 2020

(Foto: freepik.com)

O curso A psicanálise e as loucuras femininas: contemporâneas e de outrora está com inscrições abertas, até o dia 15 de março, pela página de Cursos e Eventos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Voltado para profissionais da área da saúde mental, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiras, entre outros, estudantes de graduação e de pós graduação, bem como demais interessados, as atividades serão realizadas no Conservatório de Música da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro).

Com a carga horária de 16 horas/aula, o curso será ministrado às quartas-feiras, das 19h às 21h, de 18 de março a 24 de junho, conforme a programação. São ofertadas 66 vagas.

A capacitação parte das teorias de Freud e Lacan, que localizaram algo de pulsional nas mulheres, especialmente quando se encontram envolvidas no pathos de uma relação amorosa.

A clínica psicanalítica do feminino e a psicopatologia, enquanto saberes extraídos de uma prática em consonância com as patologias contemporâneas, mostram-se fundamentais para se pensar a questão da mulher e sua relação com a loucura, com a psicose e compreender a feminilidade atual, bem como de outros tempos.

A partir de alguns casos clínicos clássicos e contemporâneos e personagens da mitologia abordados pelo texto da psicopatologia freudiana e lacaniana, pretende-se analisar algumas consequências das denominadas loucuras femininas para o discurso atual e para os eventos psicopatológicos implicados na clínica do feminino.

Programação

  • 18/03: Histéricas contemporâneas: ainda loucas? – Expositora: Márcia Rosa
  • 01/04: Christine Angot – o incesto em questão – Expositora: Isabela Farah
  • 15/04: A Jovem Homossexual e as novas virilidades – Expositora: Erika Vidal
  • 29/04: Aime´e e o amor louco de uma mãe – Expositora: Andréa Eulálio
  • 13/05: Marguerite Duras: uma travessia pela devastação –
  • Expositora: Andréa Eulálio
  • 27/05: Mede´ia: as mulheres e a gota d’água – Expositora: Thais Limp
  • 10/06: Antigona: fraternidade e segregação – Expositora: Thais Limp
  • 24/06: Clerámbault e a erotomania – Expositora: Erika Vidal

Mais informações pelo e-mail marcia.rosa@globo.com.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 2
Views:
981
Categorias:
Cursos
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments