IFSULDEMINAS oferta 640 vagas gratuitas em cursos técnicos - Mais Educação

IFSULDEMINAS oferta 640 vagas gratuitas em cursos técnicos

As inscrições devem ser feitas até 13 de abril; prova acontece em 10 de maio

  • por em 16 de março de 2020

(Foto: divulgação/IFSULDEMINAS)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abriu processo seletivo para ingresso de estudantes, por meio de prova, no 2º semestre letivo de 2020.

São 640 vagas em cursos Técnicos Subsequentes e Especialização Técnica (pós realização de curso Técnico), presenciais e a distância, todos gratuitos, nos campi Machado, Muzambinho e Poços de Caldas, além dos campi avançados Carmo de Minas e Três Corações.

As inscrições ficarão abertas no período de 09 de março a 13 de abril de 2020. Confira abaixo a relação de cursos e vagas por campus:

tecnicos

Requisitos para ingresso

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio:

a) ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

Curso de Especialização Técnica em Energia Solar Fotovoltaica:

a) ser maior de 18 anos até a data da matrícula;

b) ter concluído curso técnico no Eixo Tecnológico “Controle de Processos Industriais”, preferencialmente cursos de Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, tendo concluído o curso até a data da matrícula.

Inscrição

Poderá ser realizada de 09 de março a 13 de abril de 2020, exclusivamente, via internet, no endereço https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. Os documentos exigidos para a inscrição são:

a) número do RG e CPF do(a) candidato(a). Não serão aceitos RG e CPF de terceiros, mesmo que de parentes.

b) se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail válido e ativo, para receber as comunicações sobre o processo seletivo. O e-mail não poderá ser @bol ou @uol.

O candidato tem também a opção de se inscrever pessoalmente nos campi do IFSULDEMINAS. Para isso, confira os locais e horários no item 4.5.2 do edital.

Taxa de inscrição

Após concluir a inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de R$ 30,00, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica, até a data impressa na guia.

Caso o prazo contido na GRU vença, o candidato poderá reimprimir quantas guias forem necessárias, sendo o prazo limite para reimpressão e pagamento da GRU o dia 14 de abril de 2020, respeitando o horário de funcionamento bancário ou das casas lotéricas.

Isenção da Taxa de Inscrição

Candidato com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenha concluído o ensino fundamental em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no processo seletivo.

Primeiramente, deverá realizar sua inscrição no sistema até o dia 13 de abril de 2020, sob pena de ter seu pedido de isenção da taxa de inscrição desconsiderado. Após isso, no período de 09 a 20 de março de 2020, deverá apresentar o pedido de isenção por meio de requerimento próprio (ANEXO II) e aguardar o resultado.

Caso o pedido seja deferido ou aceito, o candidato desconsiderará a GRU e não precisará fazer o  pagamento. Caso o pedido seja indeferido ou não aceito, deverá imprimir a GRU e pagar a taxa de inscrição.

Os documentos, a seguir, deverão ser encaminhados à COPESE do campus escolhido (ver endereços no item 5.1.1 do edital), pessoalmente, das 8h às 11h e das 13h às 17h, ou via Correios (SEDEX com AR):

a) apresentação da Folha Resumo do Cadastro Único atualizado, devidamente assinada e emitida pelo órgão gestor do Programa Bolsa Família (quem não possuir o Cadastro Único, deverá procurar o órgão gestor do Programa no município onde reside), cópia do Histórico Escolar*, comprovante de bolsa integral para aqueles que estudaram em escolas particulares e Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição (ANEXO II); ou

b) apresentação da documentação indicada no ANEXO I, cópia do Histórico Escolar*, comprovante de bolsa integral para aqueles que estudaram em escolas particulares e Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição (ANEXO II).

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% delas são reservadas à inclusão social com oferta de vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais.

Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral), provenientes ou não de escolas públicas.

Para concorrer por meio desta política, o candidato deverá comprovar sua condição socioeconômica e/ou médica no momento da matrícula, tendo que entregar dois envelopes: um com documentos para a matrícula, conforme item 17 do edital, e outro com os documentos específicos, conforme opção de ação afirmativa, listados no item 8 do edital.

Comissão de Heteroidentificação

O IFSULDEMINAS constituirá Comissão de Heteroidentificação composta por servidores de cada um dos campi para confirmar ou não a veracidade da autodeclaração de preto ou pardo, que o candidato assinou no momento da inscrição.

O critério de avaliação é unicamente fenotípico (características físicas) do próprio candidato, sendo que não serão considerados outros critérios como documentos pretéritos ou a ascendência (parentes como pais e avós) do candidato.

Provas

As provas serão aplicadas no dia 10 de maio de 2020, no período das 08h30 às 12h30, nas cidades de Carmo de Minas, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e Três Corações. 

O candidato deve escolher, no momento da inscrição, em qual dessas cidades irá fazer a prova, independentemente do campus em que pretende estudar.

O local e a sala onde o candidato deverá se apresentar para a realização das provas serão informados no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), que será disponibilizado para impressão a partir do dia 05 de maio em (https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/vestibular-proen – Opção Inscrição – Acompanhe sua inscrição).

Haverá provas diferenciadas para os cursos técnicos subsequentes e para o curso de especialização técnica. As provas para os cursos técnicos subsequentes serão constituídas de 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa (20) e Matemática (20).

Já as provas para o curso de especialização técnica serão constituídas de 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa (20), Matemática (20) e os seguintes conhecimentos específicos da área técnica (10): Eletricidade básica (Lei de Ohm; Leis de Kirchhoff; Corrente Alternada; Circuitos R L C; Cálculos de Potência; Circuitos trifásicos) e Instalações elétricas ( Norma ABNT NBR 5410).

Matrículas

Os candidatos classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula na secretaria do respectivo campus, conforme cronograma deste, constante no site
https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/vestibular-proen.

Quem for aprovado na Ampla Concorrência, a matrícula será efetivada de maneira imediata, após a entrega da documentação necessária para tal (apresentada no item 17.2.2), não sendo necessária nenhuma outra ação por parte do candidato.

Já para candidatos que concorram às vagas destinadas as Ações Afirmativas, haverá pré-matrícula, na qual o candidato apresentará a documentação comprobatória da Ação Afirmativa pretendida. Após a análise da documentação, a pré-matrícula será DEFERIDA (confirmada) ou INDEFERIDA (desconsiderada).

Cronograma

Captura de tela inteira 10032020 110417
Com informações da Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1228
Categorias:
Cursos
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments