MEC abre 4,3 mil vagas gratuitas para especialização de professores

As aulas serão a distância (EaD) e já começam no segundo semestre deste ano

  • por em 24 de julho de 2020

(Foto: freepik.com)

O Ministério da Educação (MEC) irá oferecer um curso de especialização lato sensu em docência para a educação profissional e tecnológica para professores. São 4.320 vagas para professores de redes estaduais de todo o país, dentro do Programa Novos Caminhos. As aulas serão a distância (EaD) e já começam no segundo semestre deste ano.

Para viabilizar a oferta, foi publicado o edital no Diário Oficial da União desta terça-feira (21), para adesão de redes estaduais à iniciativa. Elas têm até o dia 14 de agosto para se inscrever. Cada uma receberá uma parcela do total de vagas e deverá selecionar os professores de suas escolas para cursarem a especialização.

As redes também devem estabelecer parceria com polos EaD para as atividades presenciais da capacitação, além de outras ações de apoio ao curso, que será realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), parceiro da ação.

A oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica. A reforma do ensino médio, introduzida pela Lei nº 13.415/2017, estabeleceu a formação técnica e profissional como uma das possibilidades de itinerários formativos, o que gerou uma demanda maior por docentes nas redes estaduais para atuar nos componentes de educação profissional dos novos currículos do ensino médio.

Além disso, a necessidade foi apontada em um diagnóstico realizado pelo MEC, que buscou avaliar a implementação do itinerário da formação técnica e profissional. O assunto foi pautado também em eventos realizados pela pasta em dezembro de 2019 e em março de 2020, que reuniram coordenadores de educação profissional e tecnológica de todos os estados.

Com informações do MEC

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
4 2
Views:
652
Categorias:
Notícias