IFMG realiza vestibular para cursos técnicos e superiores - Mais Educação

IFMG realiza vestibular para cursos técnicos e superiores

Devido à pandemia, seleção que costumava ocorrer entre maio e junho será realizada em outubro

  • por em 2 de outubro de 2020

(Foto: divulgação/IFMG)

Começou nesta quinta-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/2 do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Devido à pandemia, este vestibular, que costumava ocorrer entre os meses de maio e junho, será realizado agora em outubro. Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 deste mês no site processoseletivo.ifmg.edu.br. Estão abertas 368 vagas, distribuídas em 11 cursos, sendo sete técnicos e quatro superiores.

Outro reflexo da pandemia é a mudança na forma de seleção para os cursos técnicos. Excepcionalmente nesse processo não haverá aplicação de provas. Será realizado sorteio público de vagas, que será transmitido ao vivo pela internet no dia 29 de outubro. Para o ingresso nos cursos de graduação, não há alterações. Assim como em anos anteriores, ele ocorrerá por meio do aproveitamento da nota de uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017, 2018 ou 2019). Dúvidas podem ser esclarecidas na página de Perguntas Frequentes (clique aqui).

A taxa de participação foi reduzida para o valor de R$ 10, e ainda é possível solicitar isenção do pagamento. Os pedidos devem ser encaminhados nos dias 1º e 2 de outubro pelo sistema de inscrição. Esse é o único valor cobrado, já que o IFMG é uma instituição pública e os cursos são gratuitos, não há cobrança de mensalidades. Todas as orientações específicas do Processo Seletivo estão discriminadas nos editais 54, 55 e 56/2020, publicados no site.

Onde estudar

As oportunidades de formação profissional são para os campi do Instituto Federal em Ibirité e Ribeirão das Neves (região Metropolitana de BH), em Bambuí (região Centro-oeste de Minas), em Congonhas e Ouro Preto (região Central), e em Governador Valadares (Leste de Minas). No caso do ensino técnico, há opções de cursos concomitantes (quando o aluno faz o Ensino Médio regular numa outra escola e cursa o técnico simultaneamente no IFMG) e subsequentes (para candidatos que possuem o Ensino Médio concluído).

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência. Candidatos surdos que precisarem de orientações especiais devem solicitar atendimento pelo e-mail vestibular@ifmg.edu.br.

Acesse a página do Processo Seletivo 2020/2

Veja a seção de Perguntas Frequentes com as principais dúvidas

Confira a relação completa dos cursos ofertados

CURSOS TÉCNICOS

Concomitantes (simultâneo ao Ensino Médio)VagasCampus
Técnico em Automação Industrial40Ibirité
Técnico em Edificações35Congonhas
Técnico em Mecatrônica40Ibirité
Técnico em Mineração35Congonhas
Técnico em Sistemas de Energia Renovável40Ibirité
Subsequentes (posterior ao Ensino Médio)VagasCampus
Técnico em Agropecuária30Bambuí
Técnico em Mecânica35Congonhas

CURSOS DE GRADUAÇÃO

CursoVagasCampus
Engenharia Mecânica20Congonhas
Engenharia de Produção40Governador Valadares
Tecnologia em Gestão da Qualidade18Ouro Preto
Tecnologia em Processos Gerenciais35Ribeirão das Neves
Com informações da Assessoria de Comunicação do IFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1058
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments