Faculdade firma parceria para fornecer apoio psicológico a funcionários da saúde em Betim - Mais Educação

Faculdade firma parceria para fornecer apoio psicológico a funcionários da saúde em Betim

Programa oferece atendimento remoto e terá cobertura para profissionais do setor público da saúde

  • por em 9 de abril de 2021

(Foto: freepik.com)

Com a proposta de prestar apoio aos profissionais que estão lutando a linha de frente da Covid-19, a Faculdade Pitágoras fechou uma parceria com a Prefeitura de Betim para fornecer atendimento psicológico aos funcionários da área da saúde. O programa de atendimento irá cobrir todos os profissionais da rede pública da cidade.

De acordo com Renata Alvarenga, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras Betim, as consultas estão sendo feitas de forma remota, e podem ser previamente marcadas por telefone. “Os nossos atendimentos estão prontos para identificar casos à distância, qualquer pessoa que deseja agendar uma consulta precisa ligar nos números (31) 2101-9002 e (31) 2101-9037. A atendente irá fazer algumas perguntas para direcionar o atendimento. A partir disso você já sai da ligação com uma consulta agendada”, explica a coordenadora.

A Pitágoras tem o histórico de atuar em clínicas de atendimento alocando seus alunos do curso para prestar serviço a população. Dessa forma, o estudante pode colocar em prática todo aprendizado em sala de aula. Renata ressalta que as consultas são supervisionadas por professores de psicologia e qualquer pessoa pode se inscrever.

“A terapia auxilia no autoconhecimento e melhora a qualidade de vida, porque trata da saúde emocional dos indivíduos. O processo terapêutico é fundamental para que os profissionais possam cuidar do próximo e minimizar o sofrimento diante desta situação tão alarmante, que é a pandemia”, conclui Renata.

Cuidando de quem cuida

A parceria entre as duas instituições faz parte da ação da Secretaria Municipal de Saúde de Betim, que garante aos profissionais do SUS suporte terapêutico para lidar com o enfrentamento à pandemia da Covid-19 podem participar de práticas coletivas e passar por atendimentos individuais. Com o apoio da Pitágoras, o programa agora se expande para todos os profissionais da saúde.

O “Cuidando de Quem Cuida” tem como principal objetivo dar suporte psicológico e emocional aos profissionais do SUS-Betim. O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e estudantes das instituições de ensino parceiras da Prefeitura de Betim. Além do apoio psicológico, são dadas orientações sobre práticas de relaxamento e meditação, técnicas de autocuidado e exercícios de automassagem, dentre outras, para auxiliar no controle de ansiedade, do estresse e no alívio de tensões musculares.

Atendimentos

Para buscar atendimento individual, o servidor interessado pode entrar em contato pelo telefone 3512-3314, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O servidor será acolhido pela equipe de plantão e será avaliada a necessidade de encaminhamento e atendimento presencial.

Já as oficinas coletivas de promoção da saúde denominadas “Práticas de autocuidado: um tempo pra mim” começam nesta quarta-feira (31), às 14h. Para participar, basta acessar a plataforma Zoom, nos horários preestabelecidos pelo link: https://us02web.zoom.us/j/86412921847?pwd=Si92TU84UjRNeUp2WGZVK05nenM5Zz09 ou pelo ID da reunião: 864 1292 1847, com senha de acesso: 896773. Não há nenhum pré-requisito para participar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
745
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments