Jornalistas e comunicadores têm acesso gratuito a treinamento sobre mudanças climáticas - Mais Educação

Jornalistas e comunicadores têm acesso gratuito a treinamento sobre mudanças climáticas

Consultoria ambiental Idyll Environmental Economics vai realizar o workshop on-line “Comunicando a Crise Climática” no dia 24 de junho

  • por em 17 de junho de 2021

(Foto: freepik.com)

As mudanças climáticas são o grande desafio do nosso tempo e a informação de qualidade é uma grande aliada nesse cenário. Diante da dificuldade de reportar os reais impactos dessa transformação, a consultoria ambiental Idyll Environmental Economics está apoiando a capacitação de jornalistas e profissionais da área de comunicação como potenciais divulgadores e formadores de opinião. No dia 24 de junho, quinta-feira, das 19h às 21h, a consultoria vai realizar o workshop on-line “Comunicando a Crise Climática”, todo em português. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado.

Entre os temas abordados, estão “introdução à ciência climática”, “diferenças entre efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas”, “principais impactos da crise do clima”, “principais informações do cenário internacional”, “o papel das cidades”, “conceitos importantes sobre mitigação, adaptação, justiça climática e outros”, “o papel da comunicação no combate à crise do clima” e “como comunicar a crise climática e o papel das imagens”.

De acordo com o cientista e PhD em mudanças climáticas pela Universidade de Bristol (Inglaterra), Augusto Auler, é importante que profissionais da área da comunicação dominem e compreendam a urgência em comunicar o assunto. “Em tempos de desinformação, o embasamento científico é o melhor remédio para a difusão do conhecimento e conscientização da população sobre o tema”, afirma.

Para Auler, que é o fundador da Idyll, a ideia de criar o workshop foi motivada também pela curiosidade de jornalistas, estudantes e comunicadores. “O objetivo é introduzir o tema sobre as mudanças climáticas, tornar familiares alguns aspectos das evidências científicas, bem como destacar a conjuntura atual”, conta. “A pauta ambiental está cada vez mais presente no noticiário e é latente na nossa vida em sociedade; por isso, é importante não só comunicar, mas também saber comunicar sobre as mudanças climáticas. As transformações no nosso planeta estão ocorrendo agora e é preciso que todos saibam os impactos da atividade humana.”

Palestrantes

  • Augusto Auler: pesquisa mudanças climáticas há mais de 25 anos por meio de registros geológicos. Doutor pela University of Bristol (Inglaterra), já publicou 10 livros e mais de 200 artigos técnicos e científicos. Atua tanto na iniciativa privada quanto na academia e fundou importantes ONGs de cunho ambientalista.
  • Beatriz Zschaber Faria: é mestranda em engenharia ambiental pela UFMG, atua nas redes Youth Climate Leaders e Engajamundo, além de ter atuado por mais de quatro anos no Engenheiros Sem Fronteiras – Belo Horizonte. Tem experiência no setor público e já compôs a equipe do Podcast “Pimenta pra Jovem é Refresco”, do Engajamundo.
  • Júlia Alvarenga: é mestranda em engenharia ambiental pela UFSC, também estudou sustentabilidade como parte do escopo de cidades. Tem experiência em consultoria, hidrologia e educação ambiental. Faz parte das redes SDSN Youth e Youth Climate Leaders e escreve sobre sustentabilidade e clima na internet desde 2018.

Sobre Idyll Environmental Economics

A Idyll é uma empresa nova que vem acolhendo as incertezas das mudanças climáticas na certeza de um futuro melhor. Ela busca, por meio da ciência, compreender as consequências e as causas das alterações climáticas, a partir de ações e pesquisas integradas com o que existe de mais atual em todo o mundo. A consultoria trabalha auxiliando instituições, empresas e indivíduos na construção de conhecimento e compreensão sobre os impactos diante das mudanças do clima, por meio de serviços, como gestão de gases de efeito estufa, junto a um direcionamento personalizado de como mitigá-los e de como se preparar para os riscos da crise climática. A empresa também atua com educação ambiental e oferece cursos e palestras.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
524
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments