UFMG promove seminário internacional sobre esportes, mídias e tecnologias - Mais Educação

UFMG promove seminário internacional sobre esportes, mídias e tecnologias

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento

  • por em 11 de julho de 2019

(Foto: freepik.com)

A primeira edição do Seminário Internacional Esportes, Mídias e Tecnologias será realizada na UFMG, nos dias 12 e 13 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.

O encontro vai reunir pesquisadores do Brasil e do exterior para discussões de temas como Big Data e esportes, mídias sociais e cultura audiovisual, práticas do torcer e Árbitro de vídeo (VAR). O seminário acontece no Auditório Prof. Luiz Bicalho, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), campus Pampulha.

O seminário é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG por meio dos grupos de pesquisa R-EST – estudos de redes sociotécnicas e Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas).

A proposta surgiu a partir do reconhecimento de que o estudo do fenômeno esportivo, apesar de avançado nas pesquisas das ciências humanas e sociais como Antropologia, História e Sociologia, na Comunicação ainda é incipiente.

A palestra de abertura será do professor Markus Stauff, da Universidade de Amsterdam. O seminário conta, ainda, com outros sete convidados de universidades do Brasil e do exterior que vão compor as mesas temáticas. A coordenação está a cargo dos professores Carlos d’Andréa (pesquisa R-EST – estudos de redes sociotécnicas) e Ana Carolina Vimieiro (Coletivo Marta – Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas). Mais informações pela página do Facebook.

Programação

12 de agosto

19h – 21h30: Palestra de abertura Expecting Goals: o discurso do Big Data nos esportes

13 de agosto

09h – 11h30: Mesa 1 – Culturas esportivas e práticas do torcer
13h – 14h30: Mesa 2 – Entre o campo e as mídias: o Árbitro de Vídeo no futebol
15h – 17h: Mesa 3 – Esportes e audiovisual: dinâmicas contemporâneas

Com informações da Assessoria de Imprensa UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
487
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments