Os alunos de cursos superiores que vão se formar este ano deverão passar pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 24 de novembro. Antes da prova, é necessário preencher o Questionário do Estudante até 21 de novembro.
O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação. Todos os formandos devem preenchê-lo, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova. O concluinte que não o fizer fica impossibilitado de colar grau.
O procedimento deverá ser feito exclusivamente pelo Sistema Enade. Para isso, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do Inep e gere a senha que será utilizada para fazer todo acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência do resultado individual.
Enade 2019
As provas, com duração de quatro horas, serão compostas por dez questões de formação geral e trinta, de conhecimento específico.
As questões discursivas vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
Os conteúdos específicos estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Confira o edital do Enade 2019
Confira as portarias com as diretrizes de prova de cada área
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Inep
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.